Qual é a melhor pilha?


Os clientes sempre nos perguntam qual é a melhor pilha. Nós respondemos que a melhor escolha vai depender do tipo de uso e da necessidade de cada cliente.

Os produtos podem ser de baixo, médio, alto e altíssimo consumo de energia. Por exemplo, o controle remoto comum de uma TV possui baixo consumo de energia e o relógio de parede também. Para esses casos, a escolha ideal seria uma pilha com a potência mais baixa em mAh. Por outro lado, os equipamentos fotográficos possuem um altíssimo consumo de energia e precisam de pilhas com a potência mais alta em mAh.


O que significa mAh? Por que algumas pilhas são de 2.000 mAh e outras são de 2.550 mAh?


A notação mAh se refere à "miliampere-hora", uma unidade para medidas de capacidade (potência) das pilhas. Isso significa que quanto maior é o seu valor, maior será o tempo de duração da carga.


A energia ou a carga de uma pilha de 2.550 mAh dura em média 30% a mais do que uma pilha de 2.000 mAh. Para ilustrar melhor, vamos para um exemplo prático de um brinquedo ferrorama equipado com dois trens:


TREM “A”:  Equipado com 2 pilhas de 2.000 mAh de potência. 


TREM “B”:  Equipado com 2 pilhas de 2.550 mAh de potência. 


Ao colocar os dois trens para funcionarem ao mesmo tempo,  o  TREM “A” vai parar de funcionar primeiro, em média 30% antes do tempo do TREM "B". Pois o TREM “A” foi equipado com pilhas menos potentes.


Por que algumas pilhas suportam 500 recargas e outras 2.100 recargas?


Ao projetar uma pilha, o fabricante precisa escolher entre uma pilha com maior potência em mAh ou uma com a quantidade maior de recargas. 


Não existe tecnologia para uma pilha de altíssima potência (2.550 mAh) suportar 2100 recargas, ou seja, essas pilhas com a potência muito alta costumam suportar em média 500 recargas. Por isso que os fabricantes projetam pilhas de diferentes potências e quantidade de recargas.



Principais características das pilhas recarregáveis de qualidade


1 - Baixa auto-descarga (Low Self Discharge) 

As pilhas recarregáveis perdem a carga ou a energia quando quando não estão sendo utilizadas. Algumas marcas de pilhas recarregáveis, quando estão paradas, perdem quase toda a potência (mAh) em poucos dias. Portanto, elas precisam ser recarregadas frequentemente.

Normalmente as pilhas de qualidade conseguem manter grande parte da potência (mAh) se ficarem armazenadas por um longo período de tempo. Alguns fabricantes garantem manter até 85% da energia das pilhas durante um ano, quando não estão sendo utilizadas; e até 70% da energia após 5 anos estocadas. Dessa forma, você pode armazenar as suas pilhas carregadas e sem se preocupar muito. 


Após esse período de perda de energia ao deixar as pilhas paradas, isso não significa que elas perdem a vida útil ou que a potência delas diminuem permanentemente. Quando um fabricante informa que manteve 70% da potência ao ficarem 5 anos paradas, elas voltam para os 100% de energia ao realizar uma nova recarga, mesmo após esse tempo todo armazenadas.


2 - Prontas para uso 

As pilhas recarregáveis de qualidade conseguem ser utilizadas imediatamente após a compra. Normalmente elas são carregadas parcialmente na fábrica. 


3 - Não viciam e não possuem efeito memória

As pilhas recarregáveis de baixa qualidade, precisam ser utilizadas até esgotar toda a energia. Por isso que elas viciam e possuem efeito memória quando são recarregadas parcialmente. 


Entretanto. as pilhas recarregáveis de qualidade, podem ser recarregadas a qualquer momento.  A vida útil delas está vinculada à quantidade de recargas! Enfim, elas não viciam e não possuem efeito memória.


Todas as pilhas recarregáveis comercializadas pela empresa EPILHAS, possuem pelos menos esses três requisitos de qualidade.